Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131829
- Title:
- A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola
- Trindade, Fabiani Celena
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante
- 2015
- TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
- 52 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Sociabilidade
- Motivação (Psicologia)
- Convivência
- Cultura
- Rendimento escolar
- Juventude
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/131829
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.