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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132360
Title: 
Tractor perfomance as a function of speed and seeder s tire inflation pressure
Other Titles: 
Desempenho de trator em função da velocidade e da pressão de inflação dos pneus da semeadora
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
  • Louis Dreyfus Commodities Santelisa Vale
ISSN: 
0103-8478
Abstract: 
  • O desempenho de tratores agrícolas em condições de campo resulta da interação entre pneu e rodado, influenciado pela velocidade de deslocamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um trator agrícola sob diferentes pressões de inflação dos pneus da semeadora (518, 483, and 414kPa) e em duas marchas que proporcionaram velocidades de 3,0 e 6,0km h-1. O experimento foi realizado no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O delineamento experimental utilizado foi fatorial inteiramente casualizado (3x2), com quatro repetições. A força de tração foi influenciada pela marcha e pela potência exigida; no entanto, a pressão de inflação do pneu da semeadora não alterou esses parâmetros. Além disso, o consumo de combustível foi influenciado apenas pela marcha do trator. O consumo de energia foi maior com o aumento da velocidade, ocasionada pela mudança de marcha. A velocidade de deslocamento foi maior para a pressão de 518kPa, em razão da menor patinagem da semeadora promovida por essa pressão. A patinagem do trator não foi alterada pelos fatores testados.
  • The performance of agricultural tractors under field conditions results from the interaction between tire and wheel affected by displacement speed. This work was developed to assess the performance of an agricultural tractor under different seeder's tire inflation pressure (518; 483 and 414kPa) and in two different gears providing speeds of 3.0 and 6.0km h-1. The experiment was performed at Jaboticabal Campus of São Paulo State University (UNESP). The experimental design used was entirely randomized in a 2-factor factorial design (3x2) with four replications. The draft force was influenced by the gear as well as by the required power; however, tire inflation pressure in the seeder did not change these parameters. Also, fuel consumption was influenced only by the tractor gear. Energy consumption was greater as speed increased, caused by gear shifting. The displacement speed was greater for the 518kPa pressure due to a lesser slippage in the seeder under this pressure. Tractor slippage did not change.
Issue Date: 
1-Aug-2010
Citation: 
Ciência Rural. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), v. 40, n. 8, p. 1726-1731, 2010.
Time Duration: 
1726-1731
Publisher: 
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Keywords: 
  • no-tillage system
  • Fuel consumption
  • slippage
  • sistema plantio direto
  • Consumo de combustível
  • Patinagem
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782010005000124
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/132360
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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