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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132511
Title: 
O ensino de estrutura da matéria na disciplina de física: uma análise de estruturas conceituais para a modelagem do currículo
Other Titles: 
The structure of matter on physics education: an analysis of conceptual structures for curriculum perspective change
Author(s): 
Prado, Gustavo Ferreira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • From the studies developed in the research group Ensino de Química, Investigação Orientada, Linguagens e Formação Docente, ou Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp - campus of Bauru-SP, this work and theoretical frameworks used, it was noticed that most of the high school teachers who teach physics dis not point structure of matter, in their classes, either within the direct approach of the State of São Paulo Curriculum for Natural Sciences. Although, a direct approach to the content (Structure of Matter: models of atoms and molecules, energy quantization, radioactivity and elementary particles), much of the construction of these concepts, which make up part of modern and contemporary physics, begins in philosophy or in the effort to overcome the limitations that the classical approach of science imposes. We believe that the education Structure of Matter depends directly on the joint carried out by Professor between classic and contemporary knowledge of science. This articulation, in turn, depend entirely on the concepts formed by teachers about the treated concepts, ie its ontological vision, epistemological and conceptual theme. Therefore, we invite teachers who taught the discipline of physics in high shool of Bauru-SP region, to build and discuss these concepts in a continuing education course conducted with the research group. Thus, we sought to initially build on the History, Philosophy and Philosophy of Science the concepts underlying the Structure of Matter, to then perform a critical discussion of its relationship with the curriculum of the State of São Paulo and the factors that limited classes that addressed the issue. Later the discussion we conducted a conceptual study directed and teachers built ta lesson plan that would address the issue. Under the survey, this way inserted at specific times of the training course, enabling the holding of discussion concerning the knowledge of teachers...
  • A partir dos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Ensino de Química, Investigação Orientada, Linguagens e Formação Docente, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp - campus de Bauru-SP, deste trabalho e dos referenciais teóricos utilizados, percebeu-se que grande parte dos professores do Ensino Médio o qual ministravam a disciplina de Física não abordavam o tema Estrutura da Matéria em suas aulas, seja no âmbito geral da disciplina ou na abordagem direta do Currículo do Estado de São Paulo para Ciências da Natureza. Apesar da abordagem direta do conteúdo (Estrutura da Matéria: modelos de átomos e moléculas, quantização da energia, radioatividade e partículas elementares), grande parte da construção destes conceitos, o qual compõem parte da física moderna e contemporânea, inicia-se na Filosofia ou na busca da superação da limitações que a abordagem clássica das ciências impõe. Acreditamos que o ensino de estrutura da Matéria depende diretamente da articulação realizada pelo professor entre os saberes clássicos e contemporâneos das ciências. Esta articulação, por sua vez, depende inteiramente das concepções formadas pelos professores acerca dos conceitos tratados, ou seja, de sua visão ontológica, epistemológica e conceitual do tema. Para tanto, convidamos professores que ministravam a disciplina de Física, no Ensino Médio da região de Bauru-SP, para construírem e discutirem tais conceitos em um curso de formação continuada realizada junto do grupo de pesquisas. Assim, buscou-se, inicialmente, construir com base na História, Filosofia e Filosofia da Ciência os conceitos subjacentes à Estrutura da Matéria, para em seguida realizar uma discussão crítica de sua articulação com o Currículo do Estado de São Paulo e dos fatores que limitavam as aulas que abordassem o tema. Posteriormente às discussões, realizamos um estudo conceitual dirigido e os...
Issue Date: 
2-Mar-2015
Citation: 
PRADO, Gustavo Ferreira. O ensino de estrutura da matéria na disciplina de física: uma análise de estruturas conceituais para a modelagem do currículo. 2015. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
Time Duration: 
119 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Fisica moderna
  • Epistemologia
  • Ontologia
  • Materia
  • Teachers, Training of
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/132511
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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