You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134172
Title: 
Saberes da docência pelo olhar dos docentes
Author(s): 
Tobias, Joseane Karine
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O presente trabalho objetivou por intermédio da pesquisa qualitativa, perceber quais são os saberes que os professores de uma escola pública de Campinas/SP, produzem a partir do relacionamento com o aluno. Ou seja, os saberes que adquiriram por estarem na condição de professor e que, não necessariamente foram previamente colocados a estes nos moldes legislativos, formativos acadêmicos, ou a nível institucional. Tal interesse se dá por considerar que o professor não é apenas transmissor dos conhecimentos socialmente válidos uma vez que ele ainda seleciona e produz saberes intimamente ligados com sua história de vida pessoal e profissional. Dessa maneira, foi utilizado como instrumento metodológico a entrevista com 12 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A perspectiva de pesquisa foi inspirada na história oral (MEIHY, 1996) e enquanto recurso complementar para melhor compreensão das entrevistas, foram utilizadas as entrevistas recorrentes (BACOCINA, 2006; GONÇALVES, 2005) a partir da segunda entrevista audiogravada de depoimentos. Como forma de evidenciar os saberes produzidos, foi utilizada metaforicamente a obra de CALVINO (2001) que, contextualiza o encontro de viajantes em um castelo cuja única forma de contarem suas histórias era por meio das imagens de cartas de tarô. Isto possibilitou relacionar os relatos dos professores e os saberes que construíram no contexto escolar a partir dessa mesma estrutura literária. Para análise dos dados foi considerado o paradigma indiciário dialogando com Ginzburg (1989) a respeito dos indícios, das pistas que os relatos nos forneceram para conhecer alguns dos saberes profissionais da docência. As análises das entrevistas dos professores deixaram em evidência alguns saberes que os professores construíram no encontro com o aluno, dentre os quais destaco: saber ouvir relação com o conhecimento, tornar-se humana,...
Issue Date: 
28-Aug-2015
Citation: 
TOBIAS, Joseane Karine. Saberes da docência pelo olhar dos docentes. 2015. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Time Duration: 
162 f. : il., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Teachers, Training of
  • Professores - Formação
  • Educação
  • Sabedoria
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134172
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.