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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134244
Title: 
Física no futebol: objeto de aprendizagem gamificado para o ensino de física em mídias digitais por meio do esporte a partir do edutretenimento
Other Titles: 
Physics in football: learning object gamification for physical education in digital media for sport half from edutertainment
Author(s): 
De Grande, Fernando Chade
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Objeto de Aprendizagem (OA) gamificado para servir de apoio ao Ensino de Ciências, especificamente ao ensino da Física Mecânica. A dinâmica de uma ação no futebol foi utilizada para exemplificar conceitos da Física Mecânica, onde o aprendiz poderá interagir com o OA, interferindo nas variáveis da Física e alterando a trajetória da bola. O recurso da gamificação implementado nesse OA, por meio de mecânica, estética e pensamento de games, tem como intuito engajar o aprendiz, motivar a ação e promover consequentemente a aprendizagem da Física Mecânica. A simulação da realidade produzida em animação digital e distribuída pelas mídias digitais nos processos de ensino-aprendizagem torna-se um suporte ao aluno na formação do seu desenvolvimento cognitivo. O propósito do trabalho é propor uma solução de aprendizagem por meio do edutretenimento, aproximando conceitos e fórmulas da realidade cotidiana do aluno. Dessa forma, aproximando o Ensino de Ciências da realidade do aluno, espera-se formar cidadãos mais críticos e reflexivos diante das implicações sociais e éticas, onde a importância do trabalho científico juntamente com aspectos tecnológicos poderão contribuir para melhoria de vida da sociedade.
  • This study aims to present a proposal for a Learning Object using gamification to provide support to Science Education, specifically teaching classical mechanics. The dynamics of an action in football was used to illustrate concepts of Mechanical Physics, where students can interact with the Learning Object, interfering with physics variables and therefore changing the trajectory of the ball. The use of gamification implemented in the Learning Object through mechanics, aesthetics and game-thinking, has the intention to engage students, motivate and consequently promote the learning of Mechanical Physics. The simulation of reality produced in digital animation and distributed on digital media in the process of learning and teaching becomes a support in students’ cognitive development. The purpose of this work is to create an effective learning solution through edutertainment, associating concepts and formulas to students’ everyday life. Thus, approaching the teaching of science to student’s reality, is expected to form more critical and reflective citizens on social and ethical implications, where the importance of scientific work and technological aspects can contribute to improve the quality of life in society.
Issue Date: 
22-Jan-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Gamificação
  • Edutretenimento
  • Ensino de ciências
  • Objetos de aprendizagem
  • Animação digital
  • Gamification
  • Learning object
  • Edutertainment
  • Science teaching
  • Digital animation
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134244
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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