You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134428
Title: 
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1681-5653
Abstract: 
Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.
Issue Date: 
2010
Citation: 
Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.
Time Duration: 
1-12
Keywords: 
  • Desenvolvimento moral
  • Ética discursiva
  • Conhecimento científico
  • Assuntos controvertidos
Source: 
http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134428
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.