Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604
- Title:
- Políticas de formação docente na Bahia:uma anállise a partir de pressupostos da Teoria Social de Habermas
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
- 2176-4360
- Num contexto de mudanças amplas e céleres nos mundos do trabalho e da cultura, como se situam os professores frente às normas que regulam sua formação? Ao discutirmos esta questão, propomo-nos a colaborar com os debates sobre as políticas públicas, especialmente aquelas diretamente relacionadas à formação de professores de Ciências que atuam em determinada região no interior da Bahia, desvelando fatores que constrangem ou impedem a ação dos professores na configuração dessas políticas e apontando para outras possibilidades de formação docente. Para tanto, utilizamo-nos de dados de pesquisas acadêmicas, documentos, legislação e entrevistas realizadas com 15 docentes. Para a análise, apoiamo-nos em referenciais críticos, particularmente na teoria social de Habermas. Foi possível relevar a ausência do Estado em determinados aspectos da formação desses profissionais, bem como sua presença incisiva e sufocante em outros. A participação restrita dos docentes, como grupo afetado, na produção das políticas de formação demonstra que a integração social não tem se fundamentado na comunicação, mas em processos não linguísticos, principalmente por meio do poder estatal que abriga os ditames do sistema econômico. Finalizamos o texto, chamando a atenção para as possibilidades apresentadas pelo conceito de esfera pública para o apontamento de novas possibilidades formativas.
- 2010
- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 66-85, 2010.
- 66-85
- Estado
- Mercado
- Esfera pública
- Formação de professores
- Políticas públicas
- http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/20/1
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134604
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.