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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134693
Title: 
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
Other Titles: 
Experimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposal
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-8899
Abstract: 
  • In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.
  • Neste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.
Time Duration: 
61-64
Keywords: 
  • Chemistry education
  • Corrosion
  • Social interaction
  • Ensino de química
  • Corrosão
  • Interação social
Source: 
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134693
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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