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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134751
Title: 
As concepções históricas de sucessão ecológica e os livros didáticos
Other Titles: 
The historical concepts of ecological succession and textbooks
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1983-053X
Sponsorship: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
  • The concept of ecological succession, that contains an integrative potential in the teaching of Ecology, has undergone several transformations since it was proposed. Notwithstanding the debates and changes in the concept of ecological succession, many current textbooks are not conceptually updated. They present ideas long outdated and do not take into account the complexity of the phenomenon, treating it in a simplistic and fragmented way, and addressing instances where the time variable, being too wide, is a barrier to the understanding of the concept by students. Moreover, factors such as competition, seed input and participation of animals and microorganisms in the process are left aside. Thus, the objective of this study is to investigate what are the historical bases of this concept that anchor the themes found in textbooks, making a comparison between the textbooks used in Brazil in the 1970s and the present.
  • O conceito de sucessão ecológica, possuidor de um potencial integrador no ensino de Ecologia, vem passando por diversas transformações desde que foi desenvolvido. Mesmo diante dos debates e mudanças na concepção de sucessão ecológica, muitos livros didáticos atuais não contém atualizações conceituais. Eles apresentam ideias há muito tempo ultrapassadas e que não levam em consideração a complexidade do fenômeno, tratando-o de maneira simplista e fragmentada e abordando exemplos em que a variável tempo, por ser ampla demais, torna dificultada a compreensão pelos alunos. Além disso, fatores como competição, entrada de sementes e participação de animais e microorganismos no processo ficam esquecidos. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar quais as bases históricas desse conceito que ancoram as temáticas encontradas nos livros didáticos, fazendo-se uma comparação entre os livros didáticos utilizados no Brasil na década de 1970 e os atuais.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Filosofia e História da Biologia, v. 6, n. 1, p. 87-104, 2011.
Time Duration: 
87-104
Keywords: 
  • History of ecological succession
  • Biology teaching
  • Ecology teaching
  • História da sucessão ecológica
  • Ensino de biologia
  • Ensino de ecologia
Source: 
http://www.abfhib.org/FHB/FHB-06-1/FHB-6-1-06.html
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134751
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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