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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134894
- Title:
- Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1982-5153
- This article reflects on the continuing education of science teachers and, for that, it was conducted a documental analysis of the Law of Guidelines and Bases of Educations (Law No. 9394/96) and a bibliographical research to make a survey and a study about the authors with recognized contribution in this area, focusing on the following items (i) aspects of legislation and public policies for the continuing education on Basic Education teachers; (ii) teaching knowledge needed in their professional training; and (iii) continuing education of science teachers. It was concluded that teachers’ professional development should happen through institutional continuing education, guided by a work plan, so that they can effectively develop their as mediators between the students' interaction with the information obtained, so that the teaching-learning process can happen and consistent scientific knowledge can be constructed by students.
- Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências e, para isso, realizaram-se uma análise documental sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) e uma pesquisa bibliográfica a fim de fazer um levantamento e um estudo sobre autores cuja contribuição para essa área é reconhecida, abordando os seguintes itens: (i) aspectos da legislação vigente e das políticas públicas voltadas para a formação continuada de docentes da Educação Básica; (ii) saberes docentes necessários a sua formação profissional; e (iii) formação continuada de professores de Ciências. Concluiu-se que o desenvolvimento profissional do professor deve acontecer através da formação continuada institucional, composta por um plano de trabalho, para que ele possa se desenvolver eficazmente em sua tarefa como mediador entre a interação dos alunos com as informações obtidas, de maneira que se efetive o processo ensino-aprendizagem e sejam construídos pelos estudantes conhecimentos científicos consistentes.
- 2012
- Alexandria, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012.
- 150-188
- Continuing education for science teachers
- Educational legislation
- Teacher knowledge
- Formação continuada de professores de ciências
- Legislação educacional
- Saberes docentes
- https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134894
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