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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135277
- Title:
- Lutas na Educação Física escolar: relação entre conteúdo, pedagogia e currículo
- Los deportes de combate en la Educación Física escolar: relación entre el contenido, la pedagogía y el currículo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1514-3465
- Vítima de restrição nas aulas de Educação Física, o tema “lutas” foi incluído no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (CEF-SP) como conteúdo próprio da disciplina. Nesse sentido, o professor precisa ter tido uma vivência de lutas para tratar deste conteúdo? Que saberes são necessários para dar aula de luta na escola? Como se dá a transposição prática das lutas sugeridas no CEF-SP? O objetivo do trabalho é refletir sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física com o foco nos saberes profissionais docentes. Foram entrevistados três professores: (i) professor especialista em lutas; (ii) professor de Educação Física sem histórico de práticas de lutas (iii) professor de Educação Física com histórico de prática de lutas. Os resultados permitem concluir que não se exige que o professor seja um treinador ou especialista em lutas e artes marciais, no entanto, é necessário estudar, confrontar e reformular seus saberes docentes para ministrar os conteúdos luta em suas aulas.
- 2013
- Lecturas Educación Física y Deportes, v. 17, n. 178, p. 1, 2013.
- 1
- Lutas
- Educação Física Escolar
- Curriculo
- http://www.efdeportes.com/efd178/lutas-na-educacao-fisica-escolar.htm
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135277
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