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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135360
- Title:
- Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
- 1809-8207
- Ao iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar.
- 2013
- Colloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013.
- 1283-1290
- Processo de ensino e aprendizagem
- Queixas escolares
- Equipe multidisciplinar
- Fracasso escolar
- Diagnósticos médicos
- http://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000586
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135360
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