You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135360
Title: 
Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
ISSN: 
1809-8207
Abstract: 
Ao iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar.
Issue Date: 
2013
Citation: 
Colloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013.
Time Duration: 
1283-1290
Keywords: 
  • Processo de ensino e aprendizagem
  • Queixas escolares
  • Equipe multidisciplinar
  • Fracasso escolar
  • Diagnósticos médicos
Source: 
http://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000586
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135360
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.