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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135591
- Title:
- O desejo e a indústria cultural no processo de subjetivação: diálogo sobre o corpo na educação física escolar
- Desire and cultural industry in subjectivation process. Dialogue about the body in school Physical Education
- El deseo y la industria cultural en el proceso de subjetivación. Diálogo sobre el cuerpo en la Educación Física escolar
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1514-3465
- We analyzed the Cultural Industry and impositions for manners of production of capitalism in subjectivity, exposing the subject to alienated fragility. Because, the consumption doesn't just refer to the contemplation of images for subjects, but also about identification that subjects can have about images. The contemporary society is composed in individualist adoration by self, demanding pledge and self-control to reach the wanted body and idealized spread by media, disseminating idea of corporal pattern. So, we understood that the school physical education, being the field of knowledge of cultural corporal, has as function, also, to act as intercessor in relationship with media, above all when worked with pertinent subjects to corporeality contributing so that student, through exercise of critic, transform the society. Therefore, the educators need to extrapolate hesitation front media and make critical use of formative and informative possibilities, on consumption and impact on the body.
- Analisamos a Indústria Cultural e suas imposições pelos modos de produção do capitalismo na subjetividade, expondo o sujeito desejante a uma fragilidade alienada. Pois, o consumo não se refere apenas à contemplação das imagens pelos sujeitos, mas também sobre a identificação que os sujeitos podem sobre as imagens. A sociedade contemporânea é narcísica e se compõe numa individualista adoração por si mesmo, demandando empenho e autocontrole para atingir o corpo desejado e idealizado propagado pela mídia, disseminando uma idéia de um padrão estético corporal e deixando reclusos os que não o possuem. Então, compreendemos que a Educação Física Escolar, como campo do conhecimento da cultural corporal, tem como papel, também, atuar como intercessora na relação com a mídia, sobretudo quando lida com questões pertinentes à corporeidade contribuindo para que o aluno, através do exercício da crítica, transforme a sociedade. Portanto, os educadores precisam extrapolar a hesitação frente às mídias e efetuem uso crítico das suas possibilidades formativas e informativas, sobre o consumo e seu impacto no corpo.
- 2014
- Lecturas Educación Física y Deportes, v. 197, p. 1-8, 2014.
- 1
- Educação Física Escolar
- Indústria cultural
- Psicanálise
- http://www.efdeportes.com/efd197/industria-cultural-no-processo-de-subjetivacao.htm
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135591
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