Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135631
- Title:
- Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2255-453X
- O presente artigo apresenta as contribuições do programa Pró-Letramento em Matemática para um grupo de professores cursistas. Sob diferentes orientações, pelo viés do professor reflexivo e por meio do estudo de caso, foram estabelecidas três categorias de análise. Dos resultados, obtidos pela análise de dois questionários aplicados à 18 professores cursistas e de dois relatórios das professoras tutoras desse grupo, foi possível concluir que o curso foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, por abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares e proporcionando alterações na prática pedagógica. Além disso, os professores cursistas consideraram que a participação de professores no programa Pró-Letramento em Matemática pode ser um dos motivos para a melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação em larga escala para a Educação Básica. Esse programa, parceria do MEC-Ministério de Educação do Brasil com as Universidades parceiras e Sistemas de Ensino, aconteceu de 2005 a 2013.
- 2014
- Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 27-34, 2014.
- 27-34
- Pró-letramento em matemática
- Prova Brasil
- Formação continuada de professores
- http://marasuelisimaomoraes.cgpublisher.com/product/pub.310/prod.9
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135631
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.