Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135949
- Title:
- Estratégias experimentais de ensino visando contribuir com o ensino de Física de modo significativo: atividades de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo
- Kohori, Rodolfo Kasuyoshi
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- The study of Electricity, in the discipline of Physics, has a very extensive content with abstract concepts difficult to understand. As a result, the lack of interest by the study, it becomes a constant among many students. This situation can be partly reversed, adopting experimental activities in the classroom, in order to expose the applicability of the content in practical situations. It proposes a didactic-pedagogic material that exploits the contents of Electricity interactively, in order to stimulate students to understand, to question and to seek more knowledge. For the elaboration of this material was used the following theoretical frameworks: Experimentation in Physics teaching; Lev Semenovitch Vygotsky's theory; David Paul Ausubel and Meaningful Learning; Laurence Stenhouse and the Curriculum of the State of São Paulo. The proposed experiments used low cost and scrap materials. They were applied in the didactical sequence of physics at the 3rd high school grade in a public school and as an introduction to chemistry content. The experiments have facilitated the process of Teaching- Learning, because awakened interest among students, with participation of everyone in the experimental activities. The most problem encountered was the time required for preparation and execution of some experiments and lack of professional technical in the laboratory. The proposed material can be used by teachers of physics and applied in the classroom
- O estudo da Eletricidade, dentro da disciplina de Física, possui um conteúdo muito extenso, com conceitos abstratos e de difícil compreensão. Em função disso, o desinteresse pelo estudo torna-se uma constante entre muitos alunos. Esse quadro pode ser em parte, revertido, adotando-se atividades experimentais em sala de aula, a fim de expor a aplicabilidade do conteúdo em situações práticas. Para tanto, o presente trabalho propõe um material didático-pedagógico que explore os conteúdos da Eletricidade de forma interativa, a fim de estimular os alunos a compreender, questionar e a buscar mais conhecimento. Para a elaboração deste material utilizou-se os seguintes referenciais teóricos: Experimentação no ensino de Física; Teoria de Lev Semenovitch Vygotsky; David Paul Ausubel e a Aprendizagem Significativa; Laurence Stenhouse e o Currículo do Estado de São Paulo. Os experimentos propostos utilizaram materiais de baixo custo e materiais obtidos a partir de sucata. Todos eles foram aplicados na sequência didática de Física na 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública e como introdução nos conteúdos de Química. A experimentação facilitou o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que despertou interesse entre os alunos, com a participação de todos nas atividades experimentais. O maior problema encontrado foi o tempo necessário para o preparo e realização de alguns experimentos e a ausência de profissionais técnicos em laboratório. O material proposto pode ser utilizado por professores de Física e aplicados em sala de aula
- 30-Oct-2015
- KOHORI, Rodolfo Kasuyoshi. Estratégias experimentais de ensino visando contribuir com o ensino de Física de modo significativo: atividades de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. 2015. ix, 61 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
- ix, 61 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Fisica
- Material didático
- Eletricidade
- Física - Estudo e ensino
- Magnetismo
- Eletromagnetismo
- Physics
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135949
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.