You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136053
Title: 
Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
Author(s): 
Perez, Everton Piza
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • The sight of a starry sky on a clear night has fascinated humanity since prehistoric times. The man began to do sciense from the moment we wondered what were the stars and why they were there, drawing the appearance of the sky and trying to predict the celestial phenomena. From the time when Galileo pointed his telescope to the sky, began a close relationship between the evolution of astronomical instruments, technology, history and science. His act gave guided us to the Renaissance, culminating in the theory of universal gravitation Newton. Currently, many researches have been conducted within the theme of improving the teaching of science. However, the History of Science taught in Elementary and High School, and even on top, presentes problems as factual and conceptual errors. In order to provide better understanding of the phenomenon, this study intends to explore the use of a box of experiences through the use of educational material for Astronomy, called Experimentoteca case, related of astronomy that is taught in high school
  • A visão de um céu estrelado numa noite límpida tem fascinado a Humanidade desde os tempos pré-históricos. O homem começou a fazer ciência a partir do momento em que se perguntou o que eram as estrelas e porque estavam ali, desenhando a aparência do céu e tentando predizer os fenômenos celestes. A partir do momento em que Galileu apontou sua luneta para o céu, iniciou-se uma estreita relação entre a evolução dos instrumentos astronômicos, a tecnologia, a história e a ciência. Seu ato deu suporte às ideias de Nicolau Copérnico, que nos tirou da idade das trevas e nos guiou ao Renascimento, culminando com a teoria da Gravitação Universal de Newton. Atualmente, muitas pesquisas têm sido realizadas dentro da temática da melhoria do ensino de Ciências. No entanto, a História da Ciência ensinada nos Ensinos Fundamental e Médio, e até no superior, apresenta problemas, como erros factuais e conceituais. A fim de proporcionar melhor compreensão do fenômeno, este trabalho pretende-se explorar a utilização de uma caixa de experiências através da utilização de um material didático para a Astronomia, chamado de Caixa Experimentoteca, relacionado com a teoria da Astronomia que é ensinada no Ensino Médio
Issue Date: 
2-Dec-2015
Citation: 
PEREZ, Everton Piza. Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia. 2015. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
Time Duration: 
74 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Fisica
  • Astronomia - Estudo e ensino
  • Ensino médio
  • Instrumentos oticos
  • Physics
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/136053
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.