Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137195
- Title:
- Direitos humanos e formação de educadores: algumas reflexões
- Cardieri, Elisabete
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2176-4360
- O trabalho apresenta algumas reflexões relativas à inserção e à discussão sobre Direitos Humanos no processo de formação de educadores, particularmente no curso de Pedagogia. Assume como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, dialogando com alguns textos contemporâneos sobre Educação em Direitos Humanos (EDH) e documentos oficiais (do campo educativo) que contribuem para enfatizar a aproximação entre processo formativo e Direitos Humanos; apresenta, ainda, o relato de alguns aspectos do trabalho desenvolvido junto às alunas de Pedagogia. Considerando que a prática educativa se realiza a partir de concepções fundantes (antropológicas, sociológicas, éticas), a reflexão sobre os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos pode contribuir para a sensibilização e a formação de educadores atentos ao reconhecimento das condições necessárias para a vida com dignidade, bem como para a promoção de vivências que respeitem a diversidade humana e cultural.
- 2011
- Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 23-32, 2011.
- 23-32
- Direitos humanos
- Formação de professores
- Prática educativa
- http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/9/27/1
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/137195
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.