You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137759
Title: 
A sociedade midiática e a tecnologia nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: um estudo à luz da teoria crítica da sociedade
Other Titles: 
La sociedad mediática y la tecnología en los parámetros curriculares nacionales de la enseñanza media: un estudio a la luz de la teoría crítica de la sociedad
Author(s): 
Lima, Getúlio de Souza
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Outra
Abstract: 
  • O presente trabalho de pesquisa se desenvolveu com base na relação entre o conceito de tecnologia presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM e a educação escolar orientada para as demandas de uma sociedade midiática. Diante do quadro de readequação das relações humanas face ao processo de alienação disseminado pela indústria cultural, pensou-se em discutir a prevalência tecnológica do sistema produtivo e suas implicações para a educação escolar hodierna. Assim, na análise conceitual da tecnologia nos PCNEM, considerou-se também que a educação escolar contemporânea atua em um campo delineado pelas políticas de reformas educacionais em curso no Brasil desde as décadas de 1980/90, via Lei (9394/96) das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, e normatizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM. Como aporte teórico, buscaram-se, prioritariamente, as análises elaboradas – acerca do contexto midiático, e da sensação imagética contemporânea – pelo neofrankfurtiano Cristoph Türcke (2010). Buscou-se, também, apoio no conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer (1985). Essas duas abordagens, embora estejam situadas em dois momentos históricos diferentes, estão inseridas em um mesmo contexto de crítica social. Propôs-se, portanto, analisar as ideias sobre tecnologia encontradas nos PCNEM e suas implicações no cenário educacional contemporâneo, uma vez que eles apresentam o referencial tecnológico como eixo norteador de cada área do conhecimento. Dessa forma, o trabalho procura investigar a relação entre tecnologia e sua incidência nos PCNEM no atual contexto escolar.
  • The present work of search grew based affair between the concept from alive technology on National Curricular Parameters for High School - PCNEM and the schooling directed for demands from one mediatical society. Front of the readaptation's frame from human relations face to alienation process scattered by cultural producer , though up to discuss technological prevalence from producer system and its implications for the today's schooling. So on conceptual analysis from Technology on PCNEM, we considered also that contemporary schooling act in an outlined field by politics of educational reforms ongoing in Brazil since (1980/90), decades by the Law (9394/96) of Guidelines and Bases of National Education - LDB, and legislated by National Curricular Parameters for the High School - PCNEM. Like theorical support we sought to priority elaborated analysis about the mediatical context , and their contemporary imagery feeling - by the Neo Frankfurtian Christoph Turcke (2010). It also support on concept of Cultural Industry by Adorno and Horkheimer (1985). These two approaches , although they are located on two different historical moments they are inserted in a same critical context . It proposed up therefore to analyse the ideas about found technologies on PCNEM and their implications on contemporary educational scenery once they present technological reference like the guiding principle, the work searches investigate the relation between technology and its incidence on PCNEM, on the current school concept.
Issue Date: 
5-Feb-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Indústria cultural
  • Sociedade excitada
  • PCNEM
  • Tecnologia
  • Cultural Industry
  • Excited Society
  • PCNEM
  • Technology
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/137759
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.