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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138121
Title: 
Validação de conteúdo das intervenções de enfermagem “Ensino: Pré-operatório” e “Ensino: Procedimento/Tratamento” da Classificação das Intervenções de Enfermagem, para procedimento percutâneo em hemodinâmica
Other Titles: 
Content validation of the nursing interventions “Teaching: Preoperative” and “Teaching: Procedure/Treatment” of Nursing Interventions Classification, to percutaneous procedure in hemodynamic
Author(s): 
Macedo, Vanessa Luciana
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Introdução: O ensino pré-operatório traz benefícios diretos ao paciente submetido a procedimento percutâneo, tanto no procedimento como na recuperação pós-operatória. Objetivo: Realizar a validação de conteúdo das intervenções de enfermagem “Ensino: Pré-operatório” (5610) e “Ensino: Procedimento/Tratamento” (5618) da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), para procedimento percutâneo em hemodinâmica. Desenvolver um protocolo para a realização do Processo de Enfermagem na consulta pré-operatória em hemodinâmica. Método: Estudo descritivo, tendo por população expertos em cardiologia ou hemodinâmica, em uma amostra por conveniência. Foi critério de inclusão a experiência clínica de, pelo menos, quatro anos em hemodinâmica ou cardiologia. Os expertos foram convidados a responder um instrumento que avaliou as 31 atividades de enfermagem da intervenção “Ensino: Pré-operatório” e as 28 atividades de enfermagem da intervenção “Ensino: Procedimento/Tratamento” da NIC, considerando sua pertinência para a consulta de enfermagem pré-operatória em hemodinâmica. Foram atribuídos pelos expertos, para cada atividade de enfermagem, por meio de escala tipo Likert, os seguintes níveis: 1 – muitíssimo pertinente; 0,75 – muito pertinente; 0,50 – de algum modo pertinente; 0,25 – pouco pertinente; 0 – nada pertinente. As atividades foram classificadas segundo a média ponderada apresentada, como: média ponderada maior ou igual a 0,80 - principais; médias ponderada entre 0,50 e 0,79 - secundárias; e menor que 0,50 - irrelevantes. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Partindo dos resultados encontrados e utilizando a opinião de dois especialistas, foi desenvolvido um protocolo para apoio à realização do Processo de Enfermagem em consulta pré-operatória. Resultados: Participaram do estudo 16 expertos, com mediana de tempo de exercício na profissão de 12 anos (max 32; min 7), dos quais 69% possuíam mestrado ou doutorado. Destes, 56% foram considerados expertos sênior e 44% expertos máster. Na intervenção “Ensino: Pré-operatório”, cinco atividades foram consideradas principais, 21 secundárias e cinco irrelevantes. Na intervenção “Ensino: Procedimento/Tratamento”, sete foram consideradas principais, 20 secundárias e uma irrelevante. Entre as atividades principais, pôde-se inferir três eixos de ação do enfermeiro: acesso à informação, avaliação da ansiedade e envolvimento da família; e entre as atividades secundárias, pôde-se inferir quatro eixos: acesso à informação, envolvimento do paciente, expectativas do paciente e envolvimento da família. Os resultados apoiaram a construção de um protocolo para o processo de enfermagem direcionado ao ensino pré-operatório em hemodinâmica, baseado na teoria do autocuidado de Orem. O protocolo contemplou todas as etapas do processo de enfermagem. Conclusão: Este estudo permitiu realizar a validação de conteúdo das intervenções de enfermagem “Ensino: Pré-operatório” e “Ensino: Procedimento/Tratamento” da NIC, para procedimento percutâneo em hemodinâmica, a partir da opinião de expertos na área de cardiologia e hemodinâmica. Estes expertos julgaram 12 atividades de enfermagem como principais, 41 atividades como secundárias e seis como irrelevantes. Os resultados subsidiaram a construção de um protocolo para a realização do Processo de Enfermagem em consulta pré-operatória de Hemodinâmica. Acredita-se que estes resultados estimulem ações autônomas do enfermeiro, garantam qualidade na assistência e favoreçam a segurança do paciente.
  • Introduction: Preoperative teaching brings direct benefits to patients undergoing percutaneous procedure, both in procedure and in the postoperative recovery. Objective: Perform content validation of the nursing interventions “Teaching: Preoperative” (5610) e “Teaching: Procedure/Treatment” (5618) of Nursing Interventions Classification (NIC), to percutaneous procedure in hemodynamic. Develop a protocol for carrying out the nursing process in the preoperative consultation in hemodynamic. Methods: Descriptive study, with the population experts in cardiology or hemodynamics, a convenience sample. Were the inclusion criteria, clinical experience of at least four years in hemodynamic or cardiology. Experts were asked to respond an instrument on which evaluated 31 nursing activities of intervention “Teaching: Preoperative” and 28 nursing activities of intervention “Teaching: Procedure/Treatment” of NIC, considering their pertinence to the preoperative nursing consultation in hemodynamic. Experts attributed for each nursing activity through Likert scale, the following levels: 1 - highly pertinent; 0.75 - very pertinent; 0.50 - of any pertinent; 0.25 - little pertinent; 0 - nothing pertinent. The activities were classified according to the weighted average presented as: weighted average higher or equal to 0.80: Major; weighted averages between 0.50 and 0.79: Secondary; and less than 0.50: irrelevant. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Botucatu Medical School -UNESP. Considering the study results, a protocol to support the implementation of the Nursing Process in preoperative consultation was developed, as well as using the opinion of two experts. Results: The study included 16 experts, with a median time in profession 12 years (max 32; 7 min), 69% of them had masters or doctorate degree. Of these, 56% were senior experts and 44% expert master. In the intervention "Teaching: Preoperative", 5 activities were considered major, 21 secondary and 5 irrelevant. In the intervention "Teaching: Procedure/Treatment", 7 were considered major, 20 secondary and 1 irrelevant. Among the major activities, it could be inferred three axes of nursing action: access to information, assess anxiety and involve the family; and from secondary activities, four axes: access to information, patient engagement, patient expectations and involve family. Results supported the construction of a protocol for nursing process directed to the preoperative teaching on hemodynamics and based on the theory of self-care by Orem. The protocol covers all steps of the nursing process. Conclusion: It was possible carry out the validation content of nursing interventions "Teaching: Preoperative" and "Teaching: Procedure/Treatment" of NIC, to percutaneous procedure in hemodynamics, from the opinion of experts in cardiology and hemodynamics. These experts judged 12 nursing activities as major, 41 secondary and 6 activities such as irrelevant. The results supported the development of a protocol for performing the Nursing Process in preoperative consultation in hemodynamics. It is believed that these results encourage autonomous actions of nurses, ensure quality of care and promote patient safety.
Issue Date: 
26-Feb-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Procedimento pré-operatório
  • Ensino
  • Enfermagem baseada em evidências
  • Hemodinâmica
  • Surgery
  • Teaching
  • Evidence-Based nursing
  • Hemodynamics
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/138121
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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