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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138904
Title: 
Agora eu fiquei doce: o discurso da autoestima no sertanejo universitário
Other Titles: 
Agora eu fiquei doce: self esteem discurse in sertanejo unversitário songs
Author(s): 
Caixeta, Schneider Pereira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Sponsorship Process Number: 
CNPq: 130558/2014-1
Abstract: 
  • Este trabalho analisa o discurso das canções do sertanejo universitário no que tange à temática da autoestima masculina e feminina como constituição e expressão de identidades sertanejas contemporâneas. Enquanto no sertanejo de raiz as letras abordam temas como os prazeres e as dificuldades da vida no campo, no sertanejo romântico, os temas centrais são o amor não correspondido e a traição. Já os “universitários do sertão” cantam sobre prosperidade, baladas e poligamia, com um evidente enaltecimento à autoestima. Tendo consciência de que nas letras de canções encontramos “concepções de enorme importância para os ouvintes como meio de transmissão de novos ou tradicionais valores em curso” (MEDINA, 1973, p. 22 apud ROCHA; FERNANDES, 2009, p. 1224), é possível afirmar que, ao analisar as canções, podemos entrar em contato com os valores sociais vigentes. E mais: em se tratando de cultura de massa, como é o caso do sertanejo universitário, essa exposição da realidade se dá de forma muito mais ampla. Tendo a Análise Dialógica do Discurso como embasamento teórico, adentra-se o universo do discurso e entende-se o enunciado, o signo ideológico, a cultura e o(s) sujeito(s) expressos nas canções que constituem o corpus de pesquisa, formado por três canções (interpretadas por sujeitos masculinos) e quatro respostas a estas canções (interpretadas por sujeitos femininos), publicadas no site de vídeos youtube.
  • This thesis analyzes the discourse of the songs from “sertanejo universitário” music genre, which has an abundance of songs in which the theme self-esteem is massively present and represents the contemporary identities of their producers/consumers. While the first phase of this genre, known as “sertanejo de raiz”, normally covers topics such as the pleasures and difficulties of life in the countryside, in its second phase, “sertanejo romântico”, the main topics are unrequited love and betrayal. The new phase of this genre talks about prosperity, parties and polygamy, with an enhancement of self-esteem. Being aware that in lyrics it’s possible to find "extremely important concepts for listeners as a means of transmission of traditional or new values" (MEDINA, 1973, 22 apud ROCHA and FERNANDES, 2009, p 1224), it can be said that, by analyzing the songs, it’s possible to verify current social values. When it comes to mass culture, such as “sertanejo universitário”, this exposure of reality occurs in a much broader way. Having Dialogic Discourse Analysis as a theoretical basis, we enter the universe of discourse and discuss the culture and subjects expressed in the songs that are the corpus of this research: three songs (performed by male singers) and four replies to these songs (sung by female singers), uploaded on the youtube website.
Issue Date: 
7-Apr-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Análise do discurso
  • Canção
  • Sertanejo Universitário
  • Bakhtin
  • Gêneros
  • Indústria Cultural
  • Discourse analysis
  • Song
  • Genres
  • Cultural industry
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/138904
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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