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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138916
Title: 
Livros didáticos e concepções de professores: a história da Ciência no ensino de Equilíbrio Químico
Other Titles: 
Textbooks and conceptions of teachers: the history of Science in Chemical Equilibrium education
Author(s): 
Prado, Kamila Ferreira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • A Química é considerada uma Ciência difícil de ser estudada e compreendida pelos alunos e suas concepções prévias atuam como verdadeiros obstáculos à aprendizagem. Neste contexto, o tema Equilíbrio Químico é considerado como um dos tópicos mais complexos e exigentes no Ensino Médio ou em cursos introdutórios de Química no Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo a análise da estruturação do conceito de Equilíbrio Químico do ponto de vista da História da Ciência em livros didáticos utilizados por professores no Ensino Médio e análise das concepções e conhecimentos que os professores possuem sobre a utilização da História da Ciência no ensino deste tema. Um questionário foi aplicado a 10 professores da Rede Pública Estadual de ensino buscando verificar qual a formação dos professores para o uso da História da Ciência no ensino do conceito de Equilíbrio Químico. Foram também analisados os capítulos correspondentes ao tema nos livros didáticos indicados pelo PNLEM e nos cadernos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, adotados no Ensino Médio para o planejamento e complemento das aulas. Os resultados mostram que os professores não foram formados adequadamente na licenciatura para o uso de História da Ciência, assim eles não se sentem preparados para utilizar tal abordagem, além destes fatores, os livros didáticos analisados incorporam uma visão simplista dos conceitos relacionados ao tema, apresentando em seus textos abordagens superficiais de historiografia.
  • The chemistry is considered a difficult Science to be studied and understood by students and their prior conceptions act as real obstacles to learning. In this context, the Chemical Equilibrium theme is regarded as one of the most complex and demanding topics in high school or introductory Chemistry courses in Higher Education. This study aims to analyze the structure of the concept of Chemical Equilibrium in terms of the History of Science in textbooks used by high school teachers and analysis of conceptions and knowledge that teachers have about the use of the History of Science in teaching this theme. A questionnaire was applied to 10 public school teachers teaching State seeking to check what the training of teachers to the use of the history of science in the teaching of the concept of chemical equilibrium. Were also analyzed the chapters corresponding to the subject in the textbooks listed at PNLEM and on the rolls of the State Secretariat of Education of São Paulo, adopted in high school for planning and add-on. The results show that the teachers have not been trained properly in degree to the use of the History of Science, so they do not feel prepared to use such an approach, in addition to these factors, the textbooks analyzed incorporate a simplistic vision of the concepts related to the topic, showing in his writings superficial approaches of historiography.
Issue Date: 
4-Mar-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ensino
  • Equilíbrio Químico
  • História da Ciência
  • Education
  • Chemical Equilibrium
  • History of Science
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/138916
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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