You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139276
Title: 
Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional da cidade de São Carlos (SP)
Author(s): 
Gomes, Mariana Cristina da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • In this work, we address the informational Density Index (IDI) a methodological Option How To be used on the Research Procedures Analysis of Commerce Geography. The IDI and an indicator of Technological Complexity level of economic activities and a review and made a database from CNEFE / NCEA, where the first signifies the National Register of Establishments for statistical purposes and the second means a National Classification Economic Activities. Elaborated with emphasis on discussion of between center and centrality relations, wish to present a constitution of a data base on level sampling with an analysis elaboration do IDI from the criteria: home-page and e - commerce. This methodology helps us understand how polycentric structures, locational enterprise well as a reflection on the middle cities using a through the analysis on city of São Carlos/SP. Where we see the establishments with greater and lesser content as well as its geographical distribution, noting of according to the criteria listed number of establishments with IDI 0 very relevant. Our analysis as well as such divisions that meet greater index, so, IDI 2 like to financial activities. Also present at methodological level the city of São José do Rio Preto/SP paragraph seizure of care when working there in database
  • Neste trabalho buscamos abordar o Índice de Densidade Informacional (IDI) como uma opção metodológica para ser utilizada nos procedimentos de pesquisa em análises de Geografia do Comércio. O IDI é um indicador de nível de complexidade tecnológica das atividades económicas e a análise é feita a partir da base de dados CNEFE/CNAE, onde a primeira diz respeito ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos para fins Estatístico e o segundo significa a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Elaborado com ênfase na discussão das relações entre centro e centralidade desejamos apresentar a constituição de uma base de dados, em nível de amostragem, com a elaboração de análises do IDI a partir dos critérios: home-page e e-commerce. Essa metodologia nos ajuda a compreender as estruturas policêntricas, lógicas locacionais das empresas bem como aborda uma reflexão sobre as cidades médias utilizando para a análise a cidade de São Carlos/SP. Onde verificamos os estabelecimentos com maior e menor índice bem como sua distribuição geográfica, observando que segundo os critérios elencados o número de estabelecimentos com IDI 0 é muito relevante para nossa análise, bem como as divisões que se encontram com maior índice, ou seja, IDI 2 como as atividades financeiras. Em nível metodológico apresentamos também a cidade de São José do Rio Preto/SP para a apreensão dos cuidados ao se trabalhar em base de dados
Issue Date: 
21-Jan-2016
Citation: 
GOMES, Mariana Cristina da Silva. Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional da cidade de São Carlos (SP). 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Geografia
  • Cidades e vilas - São Carlos (SP)
  • Geografia econômica
  • Comércio
  • Geography
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139276
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.