You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139581
Title: 
Formação continuada de educadores para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância: a multimídia e os dilemas contemporâneos do letramento digital
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Politécnica de Valência (UPV)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2175-7054
Abstract: 
O presente trabalho traz duas propostas para formação continuada de educadores com uso de vídeos, no ensino presencial e a distância. Primeiramente serão apresentadas as características e os resultados de um curso de extensão com vistas à formação de professores universitários para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância. Para tanto, serão utilizados dados já coletados e algumas análises preliminares. A seguir, será apresentada uma proposta de curso de extensão voltado para educadores dos diversos níveis enfocando a utilização de vídeos em sala de aula. O curso proposto terá a duração de cem horas, entre momentos a distância e presenciais. O texto também discute aspectos das políticas públicas relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Ensinar e Aprender assim como na Formação Docente inicial e continuada, destacando o Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009, relativo à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Ministério da Educação. O trabalho em questão pretende contribuir para a discussão em torno dos dilemas contemporâneos relativos à formação inicial e continuada de professores tendo como foco os potenciais benefícios da utilização de multimídia, de forma geral, e dos vídeos, de modo específico. Em especial, será focada a questão do letramento digital na formação de professores, mostrando como o domínio das TIC pode contribuir positivamente para o letramento digital de professores e, conseqüentemente, dos seus alunos.
Issue Date: 
2009
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7307-7320
Time Duration: 
7307-7320
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139581
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.