You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139631
Title: 
Uma proposta de avaliação diferenciada e a motivação para a aprendizagem de em uma escola pública de ensino fundamental
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Sponsorship: 
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Abstract: 
Na prática, a avaliação tem desempenhado um papel mais político que pedagógico, pois não é usada como um recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Ao invés disso é desenvolvida como instrumento e poder, de controle, tanto por parte do sistema social, como pela escola, pelo professor e quanto pelos próprios pais. O projeto de avaliação foi realizado em uma sala da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Referendado por resultados de pesquisas realizados com estudantes universitários e do Ensino Médio de uma escola pública que apresentaram desempenhos escolares melhores com a participação no projeto, realizamos estudos de processo pedagógico para mudar o enfoque da avaliação tradicional, da atribuição de notas aos alunos e a classificação em aptos e não aptos, para valorização da aprendizagem, fundamentados nas lógicas da avaliação formativa e fundamentos das teorias da educação. Com práticas de aprendizagem cooperativa, em estudos abertos e dirigidos, um grupo, de alunos do Ensino Fundamental foi motivado a retomar os conteúdos de uma prova passada em um processo de recuperação contínua, com a prática de mediação da aprendizagem pelo professor tendo como recurso pedagógico a prova. Os resultados, ainda que preliminares, são bastante promissores, justificando a continuidade e aprofundamento das investigações quanto à validade da proposta também no Ensino Fundamental.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3730-3737
Time Duration: 
3730-3737
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Avaliação
  • Recuperação contínua
  • Formação de professores
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139631
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.