You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139699
Title: 
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Abstract: 
Objetivo: Apresentar o histórico do processo de avaliação da Faculdade de Medicina da UNESP (FMB) de Botucatu. Metodologia: Desde 2001, a Frente de Avaliação (FA) do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB aplica instrumento de avaliação das disciplinas do curso de graduação em medicina da FMB, segundo a percepção dos alunos. A avaliação é feita por meio de questionário que o FA envia aos alunos ao final de cada rodízio/ módulo/ disciplina. Os dados obtidos nos questionários são organizados em gráficos e as questões abertas são categorizadas, analisadas, sintetizadas e apresentadas em reuniões periódicas para docentes preceptores envolvidos na graduação e discentes. Os aspectos referentes às fragilidades e fortalezas são detectados e analisados pela equipe da FA (docente, pedagogo e psicólogo) e devolvidos em forma de relatório sob a denominação de “Pontos a Ponderar”, as quais solicita-se ao docente responsável especial atenção. Em 2006, iniciou a avaliação longitudinal do Internato, em 2007, avaliação do 4º ano e 2009, avaliação do 3° ano. A FA também realiza reuniões periódicas para discussões e análise dos resultados da avaliação e conta com assessoria externa Resultado: O relatório vem se mostrando importante recurso pedagógico, instrumento de reflexão e aprimoramento dos cursos, principalmente quando compila dados longitudinais. Essa prática orienta preceptores em relação à qualidade do curso e aos problemas a serem equacionados, assim como os órgãos colegiados da Instituição na tomada de decisões, subsidiando importantes discussões sobre mudanças curriculares, socialização dos resultados à comunidade acadêmica e incentivado a melhoria e aprimoramento de cada estágio. Também tem proporcionado à criação uma cultura avaliativa, compartilhada entre alunos e docentes.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6229-6235
Time Duration: 
6229-6235
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Ensino
  • Avaliação
  • Capacitação docente
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139699
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.