You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139762
Title: 
Aprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambiental
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Sponsorship: 
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
  • Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)
Abstract: 
Trabalhar Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global. O objetivo foi desenvolver atividades de ensino aprendizagem em educação ambiental, com participação ativa dos alunos, envolvendo-os na sua formação. A Educação Ambiental foi trabalhada a partir de problemas vivenciados pelos alunos na sua região, em uma Escola Pública, em uma sala de 5ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências. Iniciou-se com embasamento teórico sobre o assunto, em seguida os alunos preencheram uma planilha para realizar o levantamento de árvores frutíferas e de aves presentes próximo às casas dos alunos. Com o retorno da planilha preenchida, a sala foi dividida em equipes que receberam o nome de aves. Na seqüência trabalharam-se analogias entre seres humanos e aves. Continuando, foram apresentadas curiosidades sobre o bico das aves, ao mesmo tempo os alunos prepararam material para a apresentação, quando mostraram relações entre as aves e o meio ambiente e analogias. As apresentações dos alunos foram momentos ricos em aprendizagem e respeito mútuos, solidários e discursos com propriedade. Os alunos aprenderam além dos conceitos envolvidos na educação ambiental e, esses resultados, sugerem que em processo em que alunos podem participar motivam o ensino e a aprendizagem, porém a prática é diferenciada em cada turma.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3948-3956
Time Duration: 
3948-3956
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Ensino aprendizagem
  • Formação participativa
  • Cidadãos conscientes
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139762
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.