Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139776
- Title:
- Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Diante da necessidade de uma formação específica do professor que atua em classes de EJA, nossa pesquisa tem o objetivo de investigar quais as especificidades consideradas por futuros professores de Física ao prepararem e desenvolverem em sala de aula uma sequência didática para uma classe de jovens e adultos. A primeira etapa da pesquisa constituiu a aplicação de um questionário, que denominamos “Questionário Exploratório”. O objetivo da utilização deste instrumento foi investigar o imaginário dos licenciandos sobre alguns temas relevantes ao pensarmos numa proposta didática para a EJA, dentre elas, a necessidade do professor dessa modalidade realizar uma seleção de conteúdos tendo em vista o perfil dos alunos e a carga horária do curso, que é bastante reduzida se comparada ao chamado ensino regular. A partir das respostas dos licenciandos para a questão sobre como elaborariam um conteúdo programático, foi possível identificar ao menos dois importantes critérios presentes em seus imaginários sobre a seleção de conteúdos. O primeiro critério indicado é a realização da seleção a partir de conteúdos conceituais e voltados para o cotidiano, esta consideração está de acordo com as discussões sobre as características e necessidades dos alunos jovens e adultos, e também vai ao encontro de diversas propostas de Ensino de Física. Já o segundo critério, pautado no vestibular, deve ser pensado com cuidado, tendo em vista os objetivos e as necessidades dos jovens e adultos com relação à escola. Os discursos também indicam dificuldades dos licenciandos em realizar a seleção ou em incluir temas contemporâneos no conteúdo programático.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3826-3836
- 3826-3836
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Seleção de conteúdos
- Educação de Jovens e Adultos
- Ensino de Física
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139776
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.