Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139822
- Title:
- Importância dos materiais pedagógicos na formação de professores de piano
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- O objetivo é apresentar os resultados da pesquisa de elaboração e aplicação de materiais pedagógicos na formação de professores de piano, fundamentados na importância da Ficha de Alfred Cortot e no registro audiovisual das masterclasses. As práticas pedagógicas da Cibernética Pedagógica Freinetiana constituíram a metodologia de pesquisa dos materiais pedagógicos, advindos do registro audiovisual das masterclasses, para a plataforma Teleduc (de educação a distância) e para meios internéticos (de divulgação em redes sociais). A pesquisa sobre a importância dos materiais pedagógicos na formação de professores de piano produziu dois resultados com significado relevante para as atividades de ensino, pesquisa e extensão a respeito da obra de Robert Schumann. O primeiro resultado, mais voltado ao corpo discente, foi o progresso do ensino proporcionado pela elaboração e aplicação de materiais pedagógicos como preparatórios para realização das masterclasses sobre o “Álbum da Juventude op. 68” de Robert Schumann. O segundo, mais ligado ao corpo docente, foi o aperfeiçoamento da difusão da pesquisa da pedagogia e performance pianística a partir do material pedagógico de Roteirização da Ficha Técnica e Roteirização da “Fantasia op. 17” de Robert Schumann.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6367-6375
- 6367-6375
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139822
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.