Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139833
- Title:
- Os desafios para o educador: construindo o projeto político pedagógico do campo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Buscamos nesta pesquisa mostrar os desafios das escolas rurais e a educação do campo, salientando a importância do educador popular na compreensão do cotidiano para a construção do Projeto Político Pedagógico. Para tanto utilizamos a pesquisa-ação durante três anos numa escola de Assentamento de Reforma Agrária no Estado de São Paulo. A pesquisa-ação é aquela que procura estudar os fenômenos educacionais e as pessoas que a integram dentro de seu contexto social e histórico em que acontecem e vivem, recuperando o cotidiano como campo de expressão humana, com as suas representações. Esta pesquisa nos mostrou as tensões e as expectativas dos pais e professoras ao mesmo tempo em que fomos estudando e pesquisando as diferenças entre escola rural que traduz o cotidiano em conhecimento científico e a escola rural que se norteia pelo sistema capitalista do agronegócio.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5912-5921
- 5912-5921
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Educador popular
- Educação do campo
- Escola rural
- Projeto pedagógico
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139833
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.