Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139845
- Title:
- Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP)
- Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410
- 6400-6410
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Alfabetização de jovens e adultos
- EJA
- Material didático
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139845
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.