You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139944
Title: 
Prática docente e ensino superior à distância identidade e precarização do trabalho
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Abstract: 
O ensino superior privado tem registrado uma vasta expansão no sistema de educação à distância, forjado pelo avanço incontido das novas tecnologias de comunicação e pelas exigências do mundo globalizado. Paralelo a essa expansão, as práticas docentes vão se reorganizando de acordo com o novo modelo educacional, e novas exigências surgem, caracterizando condições de trabalho incertas. Esta pesquisa pretende analisar quais as implicações da implantação do sistema de educação à distância para o trabalho docente e, consequentemente, para a definição de sua identidade, buscando a visão que os mesmos possuem ante as novas práticas e estabelecendo relações entre suas vivências e os contextos globais. Será objeto de estudo o sistema interativo de uma Universidade no interior do estado de São Paulo, através de seu Centro de Educação a Distância, no pólo da cidade de Cordeirópolis/SP que, mantido pela Prefeitura da cidade, oferece cursos de ensino superior semipresencial gratuitos, através do Projeto Girassol, sistema de telecursos via satélite. Desta forma, objetiva-se com essa pesquisa: (a) estabelecer qual o perfil do docente no ensino superior privado à distância, analisando aspectos da construção de sua identidade pelos mesmos à luz das determinantes de seu trabalho; (b) identificar como o docente dialoga com as tecnologias implantadas pelo sistema de educação à distância; (c) analisar quais aspectos de precarização atingem o trabalho do docente na educação à distância. A metodologia utilizada para a pesquisa apoiar-se-á em fundamentos qualitativos, onde casos específicos serão estudados através de coletas de dados (fonte documental, questionários semi-estruturados, análise de conteúdo).
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5648-5657
Time Duration: 
5648-5657
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Educação a distância
  • Identidade de professores
  • Precarização do trabalho docente
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139944
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.