You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948
Title: 
Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Abstract: 
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135
Time Duration: 
7124-7135
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Desenvolvimento profissional
  • Formação de professores
  • Inclusão Escolar
  • Educação a distância
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139948
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.