Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948
- Title:
- Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135
- 7124-7135
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Desenvolvimento profissional
- Formação de professores
- Inclusão Escolar
- Educação a distância
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139948
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.