Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139962
- Title:
- Fundamentos psicológicos da noção de competência e a formação de professores
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- 9708-2011
- Este ensaio aborda o referencial teórico psicológico piagetiano e suas articulações teóricas com a noção de competência (NC), um dos eixos principais da formação de professores. O objetivo é organizar uma síntese com a finalidade de caracterizar as principais noções e processos psicológicos na constituição da NC como subsídio aos estudos na área de formação de professores. O ensaio foi elaborado com metodologia de trabalho teórico, articulando de forma teórica o pensamento piagetiano, o habitus de Bourdieu e a noção de competência analisada de uma perspectiva da área de formação de professores e seus referenciais teóricos. Observou-se que os referenciais psicológicos não podem ser estudados à margem dos sociológicos, pois, ao serem isolados, ficariam destituídos de sentido. Como componentes do referencial teórico da NC, os esquemas de pensamento e de ação constituem os elementos que permitem pensar a prática dos professores como formação de um habitus docente. Este, ao mesmo tempo, formador e formado, inclui o passado histórico, unindo o social e o mental, o individual e o social, possibilitando a ação, a criação e a inovação.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 998-1009
- 998-1009
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Esquemas de ação
- Esquemas de pensamento
- Piaget
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139962
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.