You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139962
Title: 
Fundamentos psicológicos da noção de competência e a formação de professores
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
ISSN: 
9708-2011
Abstract: 
Este ensaio aborda o referencial teórico psicológico piagetiano e suas articulações teóricas com a noção de competência (NC), um dos eixos principais da formação de professores. O objetivo é organizar uma síntese com a finalidade de caracterizar as principais noções e processos psicológicos na constituição da NC como subsídio aos estudos na área de formação de professores. O ensaio foi elaborado com metodologia de trabalho teórico, articulando de forma teórica o pensamento piagetiano, o habitus de Bourdieu e a noção de competência analisada de uma perspectiva da área de formação de professores e seus referenciais teóricos. Observou-se que os referenciais psicológicos não podem ser estudados à margem dos sociológicos, pois, ao serem isolados, ficariam destituídos de sentido. Como componentes do referencial teórico da NC, os esquemas de pensamento e de ação constituem os elementos que permitem pensar a prática dos professores como formação de um habitus docente. Este, ao mesmo tempo, formador e formado, inclui o passado histórico, unindo o social e o mental, o individual e o social, possibilitando a ação, a criação e a inovação.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 998-1009
Time Duration: 
998-1009
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Esquemas de ação
  • Esquemas de pensamento
  • Piaget
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139962
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.