Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140038
- Title:
- Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
- Talamoni, Ana Carolina Biscalquini
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-6561
- 6554-6561
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140038
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.