Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140065
- Title:
- Relações interpessoais em sala de aula: estudo e intervenção com crianças consideradas agressivas pelos professores
- Wiezzel, Andréia Cristiane Silva
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- São freqüentes as queixas de professores da educação infantil quanto a alunos tidos como agressivos e que interferem em sua aprendizagem e/ou na do grupo. Tendo em vista tal problemática, pensou-se num projeto em que se pudesse atuar na investigação e intervenção quanto aos alunos que demonstram condutas agressivas. O método utilizado é o qualitativo e a pesquisa é desenvolvida com 12 (doze) crianças entre quatro e seis anos e seis professores. São utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com os professores e pais e observações e encontros lúdicos individuais com as crianças. Além disso, os respectivos professores são orientados sobre formas de proceder com as crianças em sala de aula. Pode-se afirmar, preliminarmente, que as possíveis causas às condutas agressivas entre as crianças estudadas estão relacionadas a angústias, concepções sobre si mesmas com base em como são tratadas pelos pais e ter passado ou estarem passando por fatos que as fizeram ou ainda as fazem sofrer física e/ou emocionalmente. Provavelmente tais fatores estejam influenciando em suas dificuldades de relacionamento, caracterizadas por agressões físicas, pequenos furtos, rebeldia. Após as intervenções lúdicas e orientações aos professores, o quadro tem sofrido alguma melhora, na concepção dos últimos. As crianças têm estado mais calmas e tranqüilas em sala de aula, mais comprometidas com sua aprendizagem e se relacionando de forma mais satisfatória com colegas e professores. Os episódios de pequenos furtos e agressões físicas tiveram considerável diminuição.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1499-1509
- 1499-1509
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Criança
- Escola
- Agressividade
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140065
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.