You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140112
Title: 
VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Universidade Católica de Santos (UniSantos)
  • Universidade Católica de Goiás
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Universide Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Universidade Luterana do Brasil
  • Universidade Federal do Acre
  • Fundação Carlos Chagas, Universidade São Francisco
ISBN: 
9788561134013
Sponsorship: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores – Modos de ser Educador: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas envolve a busca de integração entre as diferentes dimensões que compõem a formação do profissional da educação. O trabalho e o sentido da intervenção social desse profissional se constituem em objeto em torno do qual as análises e interpretações vão recolher os fundamentos de debate sobre cultura como totalidade, incluindo: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. A dinâmica que caracteriza a formação de educadores requer a interpretaçãodesses fundamentos para o constante redimensionamento e definição dos objetivos visando aperfeiçoar o papel do profissional educador na sociedade. Por meio de discussões entrediferentes setores ligados à educação é que podem ser avaliados, preservados ou transformados os móveis que norteiam a formação do educador dentro de contextos culturais/sociais específicos, nos diversos campos, artes, técnicas, ciências e políticas. A disponibilidade de um espaço como o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores para que estudiosos do tema - Educação - se congreguem e debatam a produção de conhecimento sob diversos ângulos, insere e qualifica esse evento como um processo de contribuição para o aprofundamento de estudos na área educacional. Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm acontecendo desde 1990 e têm dedicado ênfase especial à formação de profissionais da educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso procura extrapolar questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados. Essa pretensão ressalta a importância do envolvimento de diferentes áreas do saber numa discussão sobre significados da produção de conhecimento. Daí poderão provir os resultados esperados a partir das atividades programadas para o VIII Congresso dentre os quais está esse caderno de resumos que ora apresentamos.
Issue Date: 
2007
Citation: 
PINHO, Sheila Zambello de et al. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Modos de ser educador: artes e técnicas ciências e políticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação. ISBN 9788561134013.
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Pedagogia
  • Professores - Formação profissional
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140112
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.