Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140112
- Title:
- VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
- Pinho, Sheila Zambello de
- Stucchi, Elizabete Berwerth
- Schlünzen Junior, Klaus
- Saglietti, José Roberto Corrêa
- Tanuri, Leonor Maria
- Pagotto, Maria Dalva Silva Barbosa, Raquel Lazzari Leite
- Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem
- Carvalho, José Sérgio Fonseca de
- Tanuri, Leonor Maria
- Gonçalves, Petronilha Beatriz
- Severino, Antônio Joaquim
- Cunha, Luiz Antônio C. R.
- Palma Filho, João Cardoso
- Spósito, Marília Pontes
- Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
- Marin, Alda Junqueira
- Giovanni, Luciana Maria
- Reali, Aline M. de M. Rodrigues
- Gatti, Bernardete Angelinna
- Almeida, Maria Isabel de
- Valdemarin, Vera Teresa
- Rosa, Maria Inês Petrucci
- Fernandes, Domingos
- Campos, Maria Malta
- Penin, Sonia Teresinha de Sousa
- Ghedin, Evandro
- Tomazi, Nelson Dacio
- Gallo, Silvio Donizete de Oliveira
- Miguel, José Carlos
- Mello, Roseli Rodrigues de
- Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias
- Britto, Luiz Percival Leme
- Oliveira, Cleiton de
- Lima, Antonio Bosco
- Martinez, Paulo Henrique
- Lima, Edilson Moreira de
- Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
- Oliveira, Edilson Moreira de
- Almeida, Milton José de
- Vianna, Cláudia Pereira
- Morais, Maria Arisnete Câmara de
- Zanchetta Júnior, Juvenal
- Silva, Ezequiel Theodoro da
- Kuhlmann Júnior, Moysés
- Bujes, Maria Isabel Edelweiss
- Arena, Dagoberto Buim
- Soares, Henrique Silvestre
- Cunha, Maria Isabel da
- Fernandes, Cleoni Maria Barboza
- Masetto, Marcos Tarcísio
- Fusari, José Cerchi
- Compiani, Maurício
- Bianchetti, Lucídio
- Vicentini, Paula Perin
- Souza, Rosa Fátima de
- Arroyo, Miguel Gonzalez
- Duarte, Newton
- Silva Junior, João dos Reis
- Almeida, José Luis Vieira de
- Souza, Elizeu Clementino de
- Christov, Luiza Helena da Silva
- André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de
- Garrido, Elsa
- Brzezinski, Iria
- Angotti, Maristela
- Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
- Yazlle, Elisabeth Gelli
- Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
- Miller, Stela
- Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
- Oliveira, Fátima Inês Wolf de
- Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
- Poker, Rosimar Bortolini
- Denari, Fátima Elisabeth
- Carvalho, Celso
- Inforsato, Edson do Carmo
- Monfredin, Ivanise
- Freitas, Emília Lima de
- Rothen, José Carlos
- Silva, Joyce Mary A. Paula e
- Pechula, Marcia Reami
- Albuquerque, Helena M. P.
- Martins, Maria Anita V.
- Monteiro, Rosana B.
- Placco, Vera M. N.
- Abramovicz, Anete
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade de Lisboa
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade de Sorocaba (UNISO)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
- Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
- Universidade Católica de Santos (UniSantos)
- Universidade Católica de Goiás
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
- Universide Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
- Universidade Luterana do Brasil
- Universidade Federal do Acre
- Fundação Carlos Chagas, Universidade São Francisco
- 9788561134013
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores – Modos de ser Educador: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas envolve a busca de integração entre as diferentes dimensões que compõem a formação do profissional da educação. O trabalho e o sentido da intervenção social desse profissional se constituem em objeto em torno do qual as análises e interpretações vão recolher os fundamentos de debate sobre cultura como totalidade, incluindo: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. A dinâmica que caracteriza a formação de educadores requer a interpretaçãodesses fundamentos para o constante redimensionamento e definição dos objetivos visando aperfeiçoar o papel do profissional educador na sociedade. Por meio de discussões entrediferentes setores ligados à educação é que podem ser avaliados, preservados ou transformados os móveis que norteiam a formação do educador dentro de contextos culturais/sociais específicos, nos diversos campos, artes, técnicas, ciências e políticas. A disponibilidade de um espaço como o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores para que estudiosos do tema - Educação - se congreguem e debatam a produção de conhecimento sob diversos ângulos, insere e qualifica esse evento como um processo de contribuição para o aprofundamento de estudos na área educacional. Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm acontecendo desde 1990 e têm dedicado ênfase especial à formação de profissionais da educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso procura extrapolar questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados. Essa pretensão ressalta a importância do envolvimento de diferentes áreas do saber numa discussão sobre significados da produção de conhecimento. Daí poderão provir os resultados esperados a partir das atividades programadas para o VIII Congresso dentre os quais está esse caderno de resumos que ora apresentamos.
- 2007
- PINHO, Sheila Zambello de et al. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Modos de ser educador: artes e técnicas ciências e políticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação. ISBN 9788561134013.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Pedagogia
- Professores - Formação profissional
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140112
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.