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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140135
Title: 
A ralé vai às compras: transformações econômicas, consumo e conflitos na sociedade brasileira
Other Titles: 
The rabble go shopping: economic transformation, consumption and conflict in brazilian society
Author(s): 
Campos, Rebeca Rebollo de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
Este trabalho se propõe a tratar do tema consumo, mais especificamente o universo do consumo de bens antes restritos às classes mais altas, com ênfase nas relações e conflitos de classes brasileiras, os quais se intensificaram com as mudanças econômicas e sociais que se desenvolveram principalmente a partir do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro momento do trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca das circunstâncias que proporcionaram terreno fértil para mudanças nas políticas econômicas, também com relação às políticas sociais, de transferência de renda. Também se fez necessário tratar das políticas sociais que mais trouxeram mudanças à sociedade brasileira, de que forma foram implementadas e como transformaram a vida dos brasileiros. Para tal, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para acompanhar as mudanças no consumo das famílias brasileiras, com destaque para os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Após trabalhar o contexto econômico e suas consequências, foi necessário atualizar o debate sobre consumo, utilizando a bibliografia internacional que é vasta sobre a temática, bem como autores nacionais que já pensam nesta questão. Outro material utilizado para a realização da pesquisa como fonte foram notícias e publicações na internet, cujo tema central seria o novo consumidor, ou a chamada “nova classe média” que aumentou após a mudança dos contextos econômicos. O intuito deste trabalho é discutir e relativizar a ideia de “democratização do acesso aos bens de consumo” , enfocando o incômodo das elites tradicionais ao acesso a bens e serviços pelas classes populares sem, contudo, negar que a sociedade brasileira passou por um período de ascensão econômica e, por consequência, passou a consumir mais e melhor. Por outro lado, a ampliação do acesso trouxe a intensificação de conflitos simbólicos, a luta por manutenção de espaços privilegiados e distinção com relação ao consumo de bens antes restritos à elite. O incômodo das classes mais abastadas com o consumo desses bens por parte das classes menos abastadas pode ser percebido através das bibliografias, além de ser constatado no trabalho de campo em shopping centers, bem como em lojas voltadas para os públicos A e B. As ferramentas principais utilizadas no estudo foram as observações e entrevistas realizadas com gerentes dessas lojas, bem como com seus consumidores tradicionais. Além do incômodo, foi possível perceber estratégias dos lojistas, bem como dos consumidores tradicionais, para estabelecer novas fronteiras simbólicas e sociais, buscando sempre a distinção do grupo popular que avança em direção ao consumo de mercadorias que antes eram exclusivas das classes altas.
Issue Date: 
29-Mar-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Consumo
  • Conflitos
  • Mudanças econômicas
  • Transformações sociais
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140135
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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