Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141465
- Title:
- Função, importância e linguagem do repinique e seu executante nas baterias das escolas de samba de São Paulo
- Role, importance and language of the instrument repinique and its player in the drum sections of samba schools in Sao Paulo
- Castro, Rafael Y
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Não recebi financiamento
- Esse trabalho discute a função musical e social do Repinique na Bateria do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba (GRCES) Império de Casa Verde na cidade de São Paulo, bem como a situação daquele que o executa, objetivando um melhor entendimento das dinâmicas existentes dentro deste contexto social específico e do próprio instrumento, o qual carece de trabalhos significativos a seu respeito. É mostrado, através da sistematização de um novo método notacional, algumas características referenciais do instrumento dentro da linguagem do samba enredo – estilo em que ele está envolvido naquilo que se refere às suas variações, padrões rítmicos, timbres, sonoridades e funções musicais e sociais, ligadas diretamente à sua importância nesse aspecto. Analisamos o que ocorre socialmente com o seu executante dentro e fora de sua comunidade. Por fim, observamos em que nível a posição adquirida neste contexto específico corresponde a um real reconhecimento na sua comunidade como um todo e em outros setores sociais.
- This work intents to discuss the musical and social function of the instrument Repinique within the Bateria do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba (GRCES) Império de Casa Verde in São Paulo, Brazil, as well as the position of those who play it, aiming a better understanding of the existing dynamics within the specific social context and the instrument itself, about which there is little significant work written. Through a new systematic notation method, we show some referential characteristics of the instrument within the language of samba enredo - style in which it is involved concerning its variations, rhythm patterns, timbre, sounds and musical and social functions, all connected to its importance in this latter aspect. It was analyzed what socially occurs to its player inside and out his community. At last, it was observed at what level the social status within this specific context corresponds to a real recognition in his community as a whole and in other social sectors.
- 21-Jun-2016
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Repinique
- Bateria
- Escola de Samba
- Social
- Império de Casa Verde
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141465
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.