You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141540
Title: 
Alguns dados sobre o processo de alfabetização matemática
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O processo de alfabetização matemática ocorre nas séries iniciais do Ensino Fundamental esse processo possui algumas peculiaridades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo ter uma ideia de como ocorre o processo de alfabetização matemática nas séries iniciais, o perfil acadêmico dos educadores alfabetizadores, bem como dos cursos de formação destes indivíduos. O material de análise para a investigação consistiu em ementas e programas detalhados das disciplinas que abordam conteúdos matemáticos nos cursos de formação e em entrevista semiestruturada junto a docentes dos anos iniciais. Os resultados indicam que os profissionais entrevistados apresentam pouca informação a respeita da necessidade de alfabetização matemática e reconhecem que há carência na formação inicial.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 180-192
Time Duration: 
180-192
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Alfabetização matemática
  • Formação inicial de alfabetizadores
  • Ensino de matemática
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141540
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.