Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141546
- Title:
- Experiência de alfabetização nos assentamentos e acapamentos rurais: o pronera
- Janes, Robinson
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária [PRONERA] é uma parceria estratégica entre o governo federal, as universidades e os movimentos sociais rurais, com o objetivo de desencadear um amplo processo de estímulo à educação, em todos os níveis, nos assentamentos de reforma agrária. O objetivo central deste programa é o de fortalecer a educação nos assentamentos de reforma agrária, utilizando metodologias específicas para o campo, que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Os objetivos específicos se desmembram em quatro: 1) desenvolver um Projeto Nacional de educação de Jovens e Adultos [EJA], incluindo a formação e a escolarização; 2) oferecer formação continuada e escolarização (média e superior) aos educadores (as) do ensino fundamental; 3) oferecer formação técnico-profissional com ênfase nas áreas de produção e administração rural e 4) produzir materiais didáticos pedagógicos, em todas as áreas. O projeto foi desenvolvido no Estado de São Paulo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST]. Esse trabalho foi desenvolvido durante um período de dois anos iniciais do projeto. Concluímos, afirmando que ações entre governo e movimento sociais do campo devem ser um dos pilares para a reforma no campo.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7143-7152
- 7143-7152
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141546
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.