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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141550
Title: 
Políticas de avaliação da educação básica no brasil: implicações sobre a prática docente
Author(s): 
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este trabalho apresenta reflexões iniciais de pesquisa em desenvolvimento, quer tem por objetivo a análise do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sob dois aspectos: sua configuração como parte da política de avaliação externa e a análise dos objetivos e dos conteúdos presentes nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Pretende-se identificar quais os temas, conteúdos e habilidades estão presentes nas provas dessa área, no período de 2008 a 2013. No âmbito deste trabalho, discute-se a instituição das políticas de avaliação externa e os modelos avaliativos que subsidiam estas políticas. Apresenta-se, também, a análise dos documentos do ENEM procurando contextualizar as mudanças instituídas na matriz de referência do exame em 2007. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como fontes o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. A avaliação da educação básica faz parte de um conjunto de políticas educacionais em curso, elaboradas nos anos 1990 no Brasil e em constante redefinição. Identificam-se, naquela década, três marcos referenciais legais que implicarão na redefinição das políticas de educação básica: a promulgação da Lei de Diretrizes de Bases da educação Nacional, Lei n° 9394/96, que amplia, define os níveis e modalidades da educação básica; os Parâmetros Curriculares Nacionais, com diretrizes para diferentes campos do conhecimento e níveis de escolarização; as políticas de avaliação externa da Educação Básica, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia competências e proficiência dos alunos do fundamental e ensino médio. Postula-se que políticas curriculares e de avaliação estão imbricadas, desse modo, faz-se necessária a discussão sobre as implicações dessas políticas sobre a prática docente.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10433-10443
Time Duration: 
10433-10443
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141550
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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