Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141562
- Title:
- A inserção da disciplina libras na formação inicial do pedagogo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O Decreto nº 5626 (BRASIL, 2005) que regulamenta a Lei nº 10.436 (BRASIL, 2002), garantiu aos surdos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse documento tratou da inclusão da disciplina Libras nos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciaturas. Com base nos dispositivos dessa legislação e após levantamento no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para a identificação das Instituições de Ensino Superior (IES), do Estado de São Paulo, que oferecem o curso de pedagogia, na modalidade presencial, a presente pesquisa, de natureza documental, teve por objetivo investigar a inserção da disciplina Libras na grade curricular de 17 cursos de pedagogia. Para tal, foi realizada consulta online ao site do MEC, com vistas à identificação das IES e posteriormente, as grades curriculares e programas disponibilizados sob a forma de domínio público. Nas situações em que tais documentos não foram encontrados, foi encaminhada, junto aos respectivos coordenadores, solicitação para o envio das grades e do programa da disciplina. A análise compreendeu a elaboração das seguintes categorias temáticas: “Cursos que atendem ao Decreto nº 5626”, da qual derivaram as subcategorias: “Programa disponibilizado” e “Programa não disponibilizado”. A subcategoria “Programa disponibilizado” foi subdividida em “Disciplina obrigatória” e “Disciplina Optativa”. Em razão da ausência da referida disciplina se destacou a categoria “Cursos que não atendem ao Decreto nº 5626”. Os resultados permitiram concluir, que a maior parte dos cursos de pedagogia incluíram a disciplina Libras em suas grades curriculares.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7582-7592
- 7582-7592
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Surdez
- Língua brasileira de sinais
- Formação do professor
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141562
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.