Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141569
- Title:
- Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Diante das dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir alunos com deficiência é preciso investir em ações que possibilitem o aperfeiçoamento da prática docente. O caminho parece estar na elaboração de programas de formação continuada. Nesse sentido, objetivou-se descrever as etapas desenvolvidas na elaboração de um programa de formação para prover o professor de Educação Física para atender a demanda da inclusão de alunos com deficiência. Na Etapa 1, participaram 17 professores de Educação Física que atuavam em escolas municipais, do 1° ao 5° ano, divididos em dois grupos: manhã e tarde. Três encontros para cada grupo de professores foram realizados. Em dois encontros coletou-se informações por meio de Grupo Focal e no outro as informações foram apresentadas aos professores. Realizou-se uma análise de conteúdo do tipo categorial. Na Etapa 2, participaram dois professores da Etapa 1. Ao todo foram filmadas 28 aulas. Na análise das filmagens, foram identificados trechos com situações de sucesso e de dificuldades. Na Etapa 1, os professores atribuíram as dificuldades à oito diferentes subcategorias: 1) Formação; 2) Questão Administrativo-Escolar; 3) Aluno; 4) Diagnóstico; 5) Família; 6) Recurso pedagógico; 7) Estratégia; 8) Educação Física. Na Etapa 2, foram identificadas tanto cenas de dificuldades que reforçaram os relatos iniciais quanto cenas que não haviam sido relatadas, mas que ocorriam na prática. Todavia, as aulas não apresentavam apenas dificuldades, mas diversos pontos de sucesso. Os resultados indicam caminhos para prover os professores de Educação Física, na medida em que poderão ser estipuladas ações e conteúdos que contemplem o programa de formação.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9242-9254
- 9242-9254
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Educação especial
- Formação de professores
- Educação física
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141569
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.