Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141573
- Title:
- Análise dos cursos de licienciaturas diante das políticas públicas que normatizam a educação inclusiva
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Neste estudo foram analisadas 37 grades curriculares e 17 ementários dos cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira tendo em vista a Recomendação feita pelo MEC, por meio da Portaria Ministerial nº 1.793 de 27 de dezembro de 1994, reiterada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, que estabelecem que as instituições de ensino superior devam contemplar na sua organização curricular conteúdos que propiciem a formação dos professores para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Pela análise dos resultados foi possível identificar disciplinas, obrigatórias e/ou optativas, na área da educação Inclusiva nas grades curriculares de cinco cursos de licenciatura e, por meio da análise dos ementários, identificou-se que nove cursos possuíam disciplinas que abordavam a temática. Os achados encontrados permitem afirmar que após dez da promulgação das normativas que recomendam a inserção de disciplinas curriculares sobre essa temática na formação docente, em mais da metade dos ementários analisados observou-se a ocorrência de disciplinas obrigatórias e/ou optativas relacionados à educação inclusiva, fato que deveria ocorrer na sua totalidade. O desenvolvimento deste estudo se limitou a análise de título de disciplinas e ementário de cursos de licenciaturas na Unesp, mas sabe-se que o ensino dos conteúdos curriculares extrapola ao descrito nas ementas das disciplinas e/ou nos seus títulos, sugerindo a necessidade de estudos que investiguem outros tópicos dos planos de ensino das disciplinas dos cursos de licenciatura, como conteúdo programático, objetivos, bibliografia utilizada, entre outros.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8355-8365
- 8355-8365
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Licenciatura
- Formação de professores
- Educação inclusiva
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141573
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.