You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141574
Title: 
Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
Author(s): 
Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-10940
Time Duration: 
10929-10940
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141574
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.