Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141574
- Title:
- Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
- Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-10940
- 10929-10940
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141574
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.