You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141576
Title: 
Stand up comedy: uma estratégia para diminuir o nível de estresse em professores da educação básica
Author(s): 
Custodio, Vagner Sergio
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este artigo é um relato de pesquisa que objetivou diagnosticar o nível de estresse de professores do Ensino Fundamental do município de Rosana -SP por meio de um teste (LIPP, 2002) e teve como hipótese que o stand up comedy (comédia em pé) como dinâmica de grupo nas reuniões pedagógicas, pode contribuir para melhorar essa situação. Para isso num primeiro momento aplicou-se os testes diagnósticos de estresse na prática docente, nos 20 sujeitos da pesquisa e posteriormente utilizou-se os momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para o desenvolvimento, ensaios e apresentações dos stand ups muitas vezes satirizando com situações cotidianas do ambiente escolar. Após todos os participantes terem apresentado a versão final de seus textos, foi reaplicado o mesmo teste da fase diagnostica e verificou-se que a média do nível de estresse passou de 7,5 para 5,9 o que demonstra uma melhoria qualitativa nas respostas referentes ao estresse, o que aponta que essas atividades podem ser uma importante estratégia para desestressar os professores e com isso consequentemente melhorar a qualidade do ensino fundamental.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6177-6187
Time Duration: 
6177-6187
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141576
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.