Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141580
- Title:
- A narrativa como método: pesquisa / formação continuada de educadores
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O artigo apresenta os pressupostos epistemológicos para os estudos realizados no âmbito da linha Linguagens e Formação de Educadores do grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores do Instituto de Artes da UNESP, cadastrado junto ao CNPq. Suas pesquisas contemplam o objetivo central de identificar, registrar e analisar narrativas de educadores para compreender desafios, mistérios e sentidos produzidos pelos mesmos a partir de suas inserções em contextos educacionais. Destacamos o caminho encontrado pelo grupo para aliar metodologia de pesquisa à metodologia de formação de educadores e potencializar reflexões em educação continuada. A narrativa de educadores é valorizada como recurso epistemológico para dois movimentos de construção de conhecimento: no âmbito da pesquisa sobre formação e no âmbito da criação dos processos formativos. Como resultados, pode-se identificar que o narrar é caminho potente para descoberta de sentidos a respeito de experiências de formação; que os discursos literário e filosófico ampliam campo de análise das narrativas de educadores e que nossos estudos podem subsidiar experiências de educação continuada.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5055-5061
- 5055-5061
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Pesquisa
- Formação continuada
- Narrativas
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141580
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.