You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141589
Title: 
Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-3144
Time Duration: 
3137-3144
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Pedagogia Waldorf
  • Formação de professores
  • Antroposofia
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141589
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.