You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141607
Title: 
A escrita na formação inicial docente
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-1613
Time Duration: 
1603-1613
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação inicial
  • Escrita
  • História oral
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141607
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.