Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141610
- Title:
- A pedagogia por projetos e a interdisciplinaridade em classe do ciclo inicial do ensino fundamental
- Scaringi, Vanessa Cristina
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O principal objetivo deste trabalho foi preparar o ambiente da sala de aula com vistas à proposta sócio-construtivista da Pedagogia por Projetos de Jolibert (1994, 2006). Durante o ano letivo de 2012, numa classe de 1º ano (5-6 anos) do Ensino Fundamental de escola pública, o desejo das crianças em conhecer o Universo instigou a turma a elaborar um projeto sobre o espaço e o uso de foguetes pelos astronautas. Foi feito o planejamento do projeto, especificando o contrato individual e coletivo dos acontecimentos. A primeira etapa consistiu na busca, em conjunto, sobre as características fundamentais desse veículo espacial. A partir disso foi possível construir ferramentas de apoio, tal como, fichas e listas de palavras para serem consultadas pelas crianças conforme suas necessidades com a finalidade de recolher materiais recicláveis a serem utilizados posteriormente para a confecção dos foguetes com o auxílio das famílias. Inspirados pelas descobertas que fizeram, os alunos acrescentaram uma nova etapa ao projeto – a Mostra de Foguetes no pátio da escola com a divulgação por meio de convites. O próximo passo foi escrever cartas a Secretária Municipal da Educação como autorização e ao astronauta brasileiro Marcos Pontes sobre a expedição a Estação Espacial Internacional. Como encerramento, foi realizada roda da conversa, expondo os aspectos positivos e negativos, dentro da auto e co-avaliação, como sugere Jolibert (2006). Os resultados indicaram um aumento na participação dos alunos em todas as etapas, tais como, na leitura, na escrita, no cálculo, além da construção do respeito mútuo entre o grupo por meio da construção de novas regras.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3474-3483
- 3474-3483
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Pedagogia por projetos
- Ensino fundamental
- Interdisciplinaridade
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141610
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.